Caríssimos amantes do automobilismo,
Com a caminhada do tempo e o avanço da tecnologia, os carros estão ficando conectados, ou mesmo, as cidades estão se conectando.
A internet está conectando tudo e todos cada vez mais e os carros conectados são uma novidade para o bem. Além do conforto e facilidade que isso representa, é também uma forma de aumentar a segurança no trânsito. Os veículos elétricos novos já estão sendo projetados com alguma conexão própria, mas ainda há um caminho a percorrer para que isto seja realmente efetivo.
E o que melhora para nós?
Estando conectados à internet e entre cada um, muita segurança virá, tudo como uma nova maneira de viver. Lembra de quando não havia telefone celular, há bem pouco tempo atrás? Então, agora que você não vive sem ele pode imaginar o que vai acontecer com os carros e a mobilidade urbana.
Já posso até ouvir a reclamação dos "CONSERVADORES": Bom era quando o carro tinha carburador e nada eletrônico além do rádio!
Agora não se tem mais sossego ou privacidade! E por aí vai.
Mas, assim como o celular e o computador, tudo isso vem pra bem, apesar da visão romântica das coisas antigas.
Para isso funcionar, temos que considerar o tal IoT.
E o que significa IoT?
Como sempre, já são consideradas várias siglas, o que é um pouco forçado, como podemos dizer, pra definir essa nova, digamos, onda tecnológica.
IoT se refere a Internet of Things, ou, Internet das coisas. Da mesma forma que sua casa pode ser conectada ao seu computador, para ajustar a luz, fechar as janelas, ligar o som, conferir o funcionamento da geladeira e a intensidade do ar condicionado em um comando de voz, da mesma forma os carros também devem se comunicar, com várias centrais de interesse, além de um com o outro. É o que se considera nesta nova linguagem de IoT, ou, Internet das Coisas.
E como os carros devem se comunicar?
Dados dos veículos podem ser transmitidos de diversas maneiras (e aí, mais siglas pra engolir), como:
(V2V) - Vehicle to Vehicle, ou, conexão entre veículos, que pode ser uma exelente forma de segurança, visto que os veículos que estão próximos, conectados entre sí, com seus freios, direções e aceleradores, podem se tornar a prova de acidentes, priorizando os carros de polícia, bombeiros e ambulãncias;
(V2P) - Vehicle to Pedestrian, ou Conexão veículo e pedestre, que pode alertar aos motoristas e até o próprio veículo, automaticamente, da existência de um pedestre atravessando e evitando atropelamento;
(V2I) - Vehicle to Infrastructure, ou conexão veículo e infraestrutura, conecta o carro com as autoridades municipais e recebe alertas de trânsito, de clima, desvios, obras e outros problemas no percurso escolhido;
(V2C) - Vehicle to Cloud, ou conexão de veículo com a nuvem, que permite conectar tudo do auto com a nuvem e diagnosticar problemas de motor, quebras ou defeitos, por utilizar um sem número de dados;
(V2X) - Vehicle to Everything, ou conexão do veículo com tudo, englobando outros veículos, coisas, diagnósticos, celulares, dados na nuvem, pessoas, autoridades locais e tudo o mais que tenha conexão com a internet, como por exemplo, essa rádio de nosso portal que aqui vos fala.
Caso prefira ouvir esta matéria, basta clicar no áudio abaixo:
4 Tempos em 4 Rodas 94
Estamos de volta e aproveito para me despedir de você, então, até a próxima, sempre com potência e torque!
Vou aproveitar pra te convidar a escutar a programação da Rádio 4 Tempos, com ótimos programas pra quem gosta de Rock, Blues e tudo que está nas entrelinhas.
Mande suas sugestões de assuntos do motociclismo e da música para radio4tempos@gmail.com