Olá amantes das 4 rodas,
A Chevrolet está inovando sua produção de veículos elétricos no Brasil, assim como a General Motors e suas marcas estão fazendo em todo o mundo.
A fabricante agora está oferecendo um plano para veículos elétricos que deixa o BOLT mais acessível que os híbridos e gera facilidade na troca em cerca de 4 anos de uso. Sendo projetado para ter custo de manutenção reduzido, promete ter uma excelente autonomia, quesito que é muito discutido e esperado nos veículos elétricos. Nas palavras da Chevrolet do Brasil, ao mesmo tempo que o custo dos veículos a combustão cresce para poder atender leis ambientais cada vez mais severas (e corretas), as baterias dos carros elétricos estão ficando mais acessíveis com o desenvolvimento de químicas avançadas. Este é um dos motivos que faz o mercado projetar que, já nos próximos anos, os veículos elétricos terão preço semelhante ao de automóveis convencionais.
Vale uma menção sobre a tecnologia de comunicação, muito interessante para quem está lendo esta matéria aqui na Rádio 4 tempos, orgulhosa por ser 100% Digital e On-Line há nove anos. A General Motors está eliminando gradualmente a compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay em seus novos veículos elétricos.
Em vez disso, os EVs serão equipados com o próprio sistema de infoentretenimento da GM - alimentado pelo Google.
Isso impedirá que os motoristas espelhem os aplicativos do telefone no visor do carro. É uma medida que procura manter a atenção do motorista sem o recebimento de mensagens instantâneas, o que sabemos, colabora com a desatenção no trânsito.
Em vez disso, os Elétricos da GM usarão seu próprio sistema de infoentretenimento. Os motoristas poderão continuar usando alguns de seus aplicativos favoritos de entretenimento e navegação. Apenas não através de seus telefones, mas prometem integrar aplicativos líderes do setor, como Google Maps, Google Assistant, Audible, Spotify e muito mais."
Já quanto ao rádio do carro, a GM não especificou se e quais aplicativos de player de rádio serão integrados ao sistema, mas parece que o novo sistema de infoentretenimento permitirá que os usuários baixem aplicativos diretamente para ele. Esperamos que a GM permita que aplicativos de estação de rádio sejam baixados em seu sistema.
Acho que vale lembrar que a GM tem tido visão muito clara do futuro, especialmente do ponto de vista tecnológico. Há muitos anos contamos com sua presença como anunciante da Rádio 4 Tempos, o que demonstra tal visão de futuro, que, neste caso se tornou presente.
Então, além de agradecer à GM pela presença ,apoio e reconhecimento, podemos esperar que novas e revolucionárias tecnologias se agreguem aos próximos veículos de sua produção.
Aproveito pra lembrar que agora só falta o empenho do governo para a mudança rápida da matriz energética limpa e sem emissão ultrapassada de gases e outros tipos de poluição, ou seja, a tecnologia está pronta, falta só acabar com a burocracia, lobbys, taxações e outras sacanagens mais.
Aproveito para me despedir de você, então, até a próxima, sempre com muita potência e torque!
Caso prefira ouvir esta matéria, basta clicar no áudio abaixo:
4 Tempos em 4 Rodas 93
Vou aproveitar pra te convidar a escutar a programação da Rádio 4 Tempos, com ótimos programas pra quem gosta de Rock, Blues e tudo que está nas entrelinhas.
Mande suas sugestões de assuntos do automobilismo e da música para radio4tempos@gmail.com